O início de 2025 traz boas notícias para o setor imobiliário em Portugal: a venda de casas mantém-se forte e consistente. Este dinamismo deve-se, em grande parte, à descida das taxas de juro e aos novos apoios do Governo dirigidos aos mais jovens — como a isenção do IMT (Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas) e a criação de uma garantia pública que facilita o acesso ao crédito habitação. Ambas as medidas têm tido uma adesão muito expressiva, sobretudo entre os compradores em início de vida.

No entanto, este aumento da procura não está a ser acompanhado por uma resposta suficiente do lado da oferta. A quantidade de imóveis disponíveis para venda continua abaixo do necessário, o que acaba por pressionar os preços no mercado.

De acordo com os dados mais recentes analisados pelo idealista, um dos principais marketplaces imobiliários da Europa, o stock de habitações disponíveis para venda em Portugal registou uma queda de 4% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Este desequilíbrio entre oferta e procura reforça a importância de planear bem qualquer investimento ou decisão de compra. Para quem está a pensar vender, pode ser um excelente momento. Já para quem procura casa, o acompanhamento profissional pode fazer toda a diferença na hora de encontrar as melhores oportunidades.

🔎 Na TRIMÓVEL, acompanhamos de perto todas estas tendências para garantir que os nossos clientes fazem negócios informados, seguros e vantajosos.